Sobre o Projeto
Conheça a história, a equipe e as instituições por trás da IAra
Sobre a IAra
IAra (do tupi y-îara, "senhora das águas") é uma plataforma voltada à vigilância epidemiológica da malária, inspirada na entidade mítica que protege os rios amazônicos. Sua tipografia destaca "IA" – uma referência direta à inteligência artificial – conectando tecnologia e território: o Norte do Brasil, onde os rios moldam a vida e também os desafios de saúde pública.
A plataforma é resultado da pesquisa de doutorado de Kayo Monteiro e combina modelos de machine learning com técnicas de agrupamento espacial para prever a ocorrência de casos e surtos de malária na Região da Amazônia Legal Brasileira.
Desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Pernambuco (UPE), em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Fundação de Medicina Tropical (FMT) e o Instituto Todos pela Saúde (ITpS), a IAra utiliza como base o banco de dados do SIVEP-Malária, que reúne mais de 6,6 milhões de registros de casos confirmados entre 2003 e 2022.

Funcionalidades Principais
Previsão Inteligente
Previsão de casos e identificação de surtos com o uso de inteligência artificial e agrupamento espacial
Dashboard Interativo
Dashboard interativa para visualização, análise e apoio à tomada de decisão com base nos dados do SIVEP-Malária
Impacto e Propósito
Com uma proposta prática e escalável, a IAra busca fortalecer a vigilância epidemiológica em regiões endêmicas, operando a partir de dados já coletados rotineiramente. Isso facilita sua integração ao Sistema Único de Saúde (SUS). À medida que o Brasil avança rumo à eliminação da malária, ferramentas como a IAra podem ser aliadas estratégicas para ações mais oportunas, localizadas e baseadas em evidências.
Sobre o dotLAB
O dotLAB Brasil é um grupo de pesquisa cadastrado no CNPq e parceiro da Dublin City University (DCU). Sob a liderança da professora livre-docente, Patricia Endo, da Universidade de Pernambuco (UPE), o dotLAB Brasil coordena colaborações entre a DCU e pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Instituto Todos pela Saúde e a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado. Um foco significativo da colaboração é a aplicação de técnicas de inteligência artificial e linguagem de máquina para resolução de problemas na área de saúde pública.

Nossa Equipe
Pesquisadores dedicados à inovação em saúde pública e vigilância epidemiológica


Elton Gino
Aluno do Centro Universitário Unifavip Wyden
Colaborador do projeto IAra

Luis Augusto
Aluno do Centro Universitário Unifavip Wyden
Colaborador do projeto IAra





